Transcrição – Áudio – 2015-1
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o material e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras à sua lista de vocabulário.
Transcrição
Um cão-guia, Kátia, é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave e ajudá-las em tarefas dentro de casa, na rua, no trabalho, por exemplo.
Para isso, Roberto, o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos, como obstáculos suspensos, buracos, degraus, rampas. Isso requer dos animais treinamento avançado.
E hoje foi lançado o cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia. As inscrições para os interessados começam amanhã, e quem for aprovado recebe de graça o cão.
Vamos saber mais sobre o que é esse cadastro com o jornalista Audiley Ribeiro, que está aqui no estúdio com a gente, na voz do Brasil. Boa noite, Audiley.
Boa noite, Kátia. Boa noite, Roberto.
Audiley, por que é que o governo criou esse cadastro e qual é o objetivo dele?
Kátia, a ideia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é organizar a espera dos candidatos a terem um cão-guia, além de fazer com que todos que precisam também conheçam essa política pública. Vai funcionar assim, viu, Kátia: a pessoa com deficiência visual vai se inscrever no cadastro. Daí, os centros de formação de treinadores e instrutores de cães-guia vão acessar esse cadastro e começar o processo de seleção sempre que houver a disponibilidade de cães.
E quem pode participar dessa seleção, Audiley?
Roberto, o candidato deve comprovar a cegueira ou limitações de visão, de acordo com a lei. É preciso ainda ter mais de 18 anos. Também precisam ter condições físicas, psicológicas e financeiras para manter um cão-guia, como por exemplo para pagar as vacinas e a alimentação do animal. Vale ressaltar, viu, Roberto, que a lista no cadastro pode não seguir uma ordem. Isso porque é preciso haver uma compatibilidade entre o cão e o cego.
E onde os interessados podem se inscrever, Audiley?
Olha, a inscrição só é feita pela internet, Kátia. As informações e o link para o formulário de inscrição estão na página www.sdh.gov.br.