Transcrição – Áudio – 2016-2
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o material e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras à sua lista de vocabulário.
Transcrição
Muito bom dia para você, Adriano Silva!
Bom dia, Milton, bom dia amigos!
Desde a semana passada nós estamos falando aqui sobre ansiedade corporativa e a regra número um do combate a esta ansiedade, você nos ensinou, é se ater ao presente. Qual é o próximo passo?
Milton, uma outra regra bacana quer dizer, quem sou eu aqui para falar de regras, mas assim eu tô compartilhando aqui comportamentos que eu enfrento e soluções que eu encontrei para mim mesmo.
Até porque você já disse no último comentário, de forma sincera, que você também é um ansioso.
É isso aí, além de ser um executivo sincero, eu sou um executivo ansioso e eu tenho obviamente tentado lidar com essa situação ao longo da minha carreira e da minha vida. E uma outra regra, uma outra dica é a gente manter o foco em fazer uma coisa de cada vez. Você manter o foco, para o ansioso, é um exercício difícil e ao mesmo tempo muito útil, muito útil. Quer dizer, não estabeleça para você mais metas do que você realmente pode cumprir naquele espaço de tempo e foque em estabelecer uma meta, um objetivo por vez, só passe para o segundo objetivo quando você tiver cumprido o primeiro. Isso é importantíssimo para o ansioso organizar, não apenas o seu dia a dia, a sua agenda, mas organizar a sua cabeça. Você só pode resolver coisas que estão à sua frente, o pior momento para você pensar na vida e para você querer controlar as coisas é de madrugada, na cama, rolando de um lado pro outro. Aí é quando você não vai conseguir resolver nada mesmo.
Pois eu fico pensando na dificuldade que é fazer isso, principalmente porque nós somos cobrados cada vez mais e muitos de nós acreditamos que somos multitarefa. Como fazer uma coisa de cada vez dentro desse cenário?
A gente sempre vai ter uma agenda cheia, mas a gente tem que atacar um ponto dessa agenda de cada vez é o melhor, a melhor forma de você zerar essa agenda, você atacar uma página dessa agenda de cada vez e aí descer com foco, fazer bem feito, fazer com atenção. O multitarefa não pode representar para a gente fazer com pouca atenção, com pouca paixão, com pouca inteligência depositada naquela tarefa específica, então a recomendação é OK, você tem 10 coisas para fazer, faça uma de cada vez, com o mesmo capricho, com a mesma atenção. E só se preocupe com a próxima, quando você tiver realizado a anterior ou seja, quem se ocupa de alguma coisa, não precisa se preocupar com nada.