Transcrição – Áudio – 2019-2
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o áudio e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Seis meses de aleitamento materno exclusivo e dois anos em conjunto com outros alimentos. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde que assegura que o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Os benefícios são inúmeros e a pediatra Vanessa Macedo garante que eles vão muito além da primeira infância.
Tem menores chances de infecções, de uma maneira geral, infecções gastrointestinais, diarréias, infecções de vias aéreas, como resfriados, bronquiolites, pneumonias. As crianças que foram amamentadas têm uma chance menor de apresentar essas infecções e outros estudos têm mostrado que, a longo prazo, as crianças que foram amamentadas, na vida adulta, elas têm menos chance de obesidade, hipertensão, de doenças crônicas, de alergias.
Além de todas as vantagens para a saúde, o ato de amamentar cria um vínculo inigualável entre mãe e bebê, mas, para dar certo, a amamentação requer uma rede de apoio. Este é o tema central deste ano da Campanha do Agosto Dourado, o mês de incentivo ao aleitamento materno que envolve mais de 170 países, como explicou o representante do Ministério da Saúde, Maximiliano Marques.
Ele envolve o ?, envolve a sociedade, envolve a gente ter um ambiente acolhedor para fazer a lactação do seu bebê, que envolva a possibilidade de elas fazerem a retirada do excesso de leite, armazenar num lugar para dar depois, que possa inclusive o pai ser envolvido nesse processo de lactação para compartilhar o esforço, compartilhar rotina. As mulheres precisam também dormir e sem desmamar, né.
No Senado, foi aprovada em março uma proposta que torna conduta ilícita constranger ou proibir uma mãe de amamentar em público, sujeito a multa. Para a Senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, mesmo que o estabelecimento possua um lugar destinado a amamentação cabe à mulher a decisão de utilizá-lo ou não.
Essas mulheres precisam publicamente serem respeitadas, não é fazer um cantinho dentro da empresa e falar que ela leve o filho dela lá para o canto do depósito para amamentar. Respeito, respeito à vida, respeito às mulheres, respeito às crianças.
A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Da Rádio Senado
Marcela Cunha