Transcrição – Vídeo – 2020
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Como será o cardápio da população mundial daqui a 30 anos e como a gente vai conseguir alimentar tanta gente? As respostas estão numa exposição no lindo Museu do Amanhã aqui no Rio de Janeiro.
Quanto mais gente no mundo, maior o tamanho da fome e também a necessidade de terra para plantar e de água para irrigar. Se a alimentação for carnívora os impactos sobre o meio ambiente são ainda maiores.
A população do planeta continua crescendo, já somos mais de 7 bilhões e meio de pessoas e as projeções da ONU são de que em 2050 chegaremos a dez bilhões de pessoas. A pergunta fundamental é: haverá alimentação saudável e nutritiva para essa gente toda porque tem que ser para todos, tem que ser “Pratodomundo”. A gente veio buscar as respostas aqui no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Vamos conferir?
O desafio é gigantesco, se não houver mudanças no cardápio teremos que aumentar em 60% a produção de alimentos. A exposição é interativa, você clica na geladeira os alimentos que mais gosta, e ela responde:
Tomate, batata, alface, melancia, maçã.
E qual foi o resultado da conversa com a geladeira?
Deu que eu tô me alimentando bem.
Você gostou do resultado?
Gostei.
Entre imagens holográficas e outros brinquedinhos tecnológicos a fome de conhecimento desafia o visitante.
Na questão dos agrotóxicos, bastante interessante porque a gente acha que só lavando já elimina, mas a gente aprendeu que tem uma diferença. Tem o que tá na casca e tem o que tá dentro da seiva… daí então a gente não tá totalmente livre disso, entendeu?
Dá até para copiar receitas sustentáveis no celular, como formiga crocante ou nhoque verde.
Tem várias opções que para mim era bem diferente, que eu nunca vi que tem ali, que tem até receita indicando como fazer e como comer.
Dá para encarar?
Vamos tentar.
Quem não pode acompanhar com os olhos, sente com as mãos.
É hora da refeição.
Hambúrguer?
Eu gosto, eu quero, eu como, eu como.
Muito bem, e formiguinha?
Não, eu não, eu não…
A mesa revela receitas originais com direito a insetos nutritivos.
Claro que a gente não vai ficar comendo o grilo in natura, pegando no jardim, mas eles vão ser processados para fazer parte de massas de pães, de macarrão e tudo isso vai tornar esses alimentos que são ultraprocessados, mais nutritivos. É isso que a gente precisa para o futuro, uma alimentação com sustentabilidade, com nutrição e com menos desigualdades no campo.