Transcrição – Áudio – 2020
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o áudio e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras à sua lista de vocabulário.
Transcrição
Bom dia, boa tarde, boa noite, meu nome é Luciano Pires e esse é o seu cafezinho.
Período de eleições, as fake news – notícias falsas – se transformaram em epidemia. Para reconhecê-las, você tem de verificar se essas notícias estão FUNDAMENTADAS, ESCANDALIZADAS e ESPALHADAS.
FUNDAMENTADAS: existe algum fundamento, alguma lógica nelas? É o que eu chamo de Fenômeno do Saci Pererê. A gente sabe que não existe, mas sempre tem alguém que conhece alguém que diz que viu, fragmentos de verdade aqui e ali, construções que aparentam ter lógica e colocam você em dúvida. É isso que basta. Plantar a semente da dúvida. Pô, meu, se essa informação tem alguma lógica, deve ser verdade. Vou compartilhar!
Em seguida, ESCANDALIZADAS. As fake news têm manchetes escandalosas, com apelo à emoção, chocantes. Manchetes assim desarmam nosso senso crítico, aguçam a curiosidade e fazem com que saiamos buscando por mais informações, acessando mais posts e dando mais audiência para elas.
E aí vem o ESPALHADAS. Você começa a ver a notícia por todos os lados, nas mídias sociais, no Whatsapp enviado pela tia, no e-mail recebido de um amigo, e assim tem a impressão de que todo mundo está falando naquilo. E pra não ficar de fora, então você fala também, compartilhando e ajudando a aumentar a impressão de que aquele é um tema dominante, logo, verdadeiro. Você entendeu, hein? Notícias impactantes, com alguma lógica e espalhadas por todos os canais têm grande potencial para serem fake news.
O que fazer? Primeiro, NÃO COMPARTILHE. Quebre a corrente. Segundo, coloque a manchete no Google acompanhada do termo “boato” e veja no que dá. Terceiro, devolva a mensagem para quem lhe enviou apontando a fonte que mostra que aquilo não é verdade. Fake news são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.