Transcrição – Áudio – 2024-1
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o áudio e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras à sua lista de vocabulário.
Transcrição
Você conhece o Estatuto da Igualdade Racial, uma lei aprovada pelo Congresso em 2010 e que define um conjunto de regras para coibir a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social no Brasil? Não conhece? Muita gente pode argumentar que é uma lei com um texto muito comprido, com mais de 60 artigos e com uma linguagem difícil de entender. A Livraria do Senado lançou o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos. A publicação usa os quadrinhos para explicar de forma simplificada e direta os principais pontos da lei.
Vamos conversar agora com a escritora Madhu Macedo, que fez os textos. Os desenhos são de Felipe Modesto. Bom dia, Madhu.
Bom dia, como vai? Tudo bem?
Tudo ótimo. Madhu, eu estou aqui com a cartilha aqui na minha tela. A ideia da cartilha surgiu de uma demanda de adolescentes ou você como escritora, uma pessoa que observa, né o que está em sua volta, identificou uma dificuldade de as pessoas entenderem o Estatuto?
Olha, na verdade é o que a gente percebia, esse desconhecimento da maioria das pessoas da nossa legislação, porque é uma linguagem técnica, né, mais complexa, então as nossas leis acabam ficando muito distantes do grande público. Como eu era diretora da escola, eu achei interessante a gente começar a trazer isso para as escolas, um material bacana para que as escolas, ou seja, os adolescentes já começarem a entender coisas que eu, pelo menos, não tive essa oportunidade, né. E aí, conversando com o presidente da ABEL do Senado (?), ele achou a ideia interessante, então a gente começou a fazer essa coleção.
Como é que tem sido o retorno das pessoas? Eita, eu não sabia que isso estava no Estatuto de Igualdade Racial, eu vi aqui no quadrinho, quer dizer, que é isso mesmo e tal? Como é que tem sido o retorno dessa publicação?
Olha, é muito grande, o que deixa tanto eu quanto Felipe muito felizes, né porque a gente faz com muito carinho esse trabalho, exatamente com esse intuito, de que as pessoas entendam de forma mais clara uma linguagem que nem sempre, às vezes, é acessível a todo público. Eu recebo muito de toda a parte do Brasil, principalmente de escolas, de trabalhos que estão sendo realizados, e como isso tem refletido positivamente nos municípios, até com aumento de denúncias, porque o aluno começa a perceber que aquilo não é normal.