Transcrição – Vídeo – 2015-1
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Fala galerinha SWU tô aqui no Ekoa Café aqui na Vila Madalena que tem um diferencial. É uma coisinha que chama café compartilhado. Você pode vir aqui, tomar um café de graça ou presentear um café para um desconhecido. Dá até para fazer amizade. Quer entender isso melhor? Vem ver.
Bom, aqui do meu lado tá a Marisa Bussacos, ela é proprietária do café Ekoa, que é um café diferente.
Por que é que é um café diferente, Marisa?
Desde o começo a Ekoa foi criada para ser um espaço para nutrir relações, né? Na verdade ser um ponto de encontro de pessoas que querem e pensam num mundo melhor, que tem atitudes sustentáveis, que consomem orgânicos e aqui, a construção, a gente já fez com ecomateriais. Então a gente tem uma cisterna que capta água de chuva e é reaproveitada, a gente tem madeira de demolição, madeira de reflorestamento.
Explica para gente como é que funciona o café compartilhado.
A ideia do café é a pessoa deixar um café pago para uma pessoa que não conhece, então fazer uma gentileza para um desconhecido e deixa uma mensagenzinha junto. Geralmente essa mensagem assim tem poesia, música, são sempre mensagens positivas e aí a pessoa que vem aqui pode tomar esse café e ganha essa mensagenzinha junto.
Bom tô aqui com o Celso que é um cliente aqui do Ekoa e que tá provando aqui um café compartilhado. O que é que você acha dessa ideia, Celso?
Não, então o Ekoa tem muito essa tradição de nutrir relações então é uma coisa que tem desde o começo uma ideia que já caiu na cultura do Ekoa então acho bem legal.
Você mais tomou cafés compartilhados ou mais deixou pago os cafés compartilhados?
Como eu frequento aqui muito, então eu mais pego do que eu deixo, isso certeza.
E quando você deixa um café compartilhado, você deixou algum bilhetinho escrito ou não é muito
a tua?
Não, é uma obrigação você deixar, senão você não deixa o café compartilhado.
Então, logo na entrada a gente tem uma lousa que tem os cafés que estão cedidos. Então a gente vai anotando os créditos ali e tendo um crédito a pessoa pode pedir.
Quer dizer a pessoa que estiver passando aqui na Fradique Coutinho e estiver sem nenhuma moedinha no bolso e morrendo de vontade de tomar um café, ela pode tentar a sorte aqui no Ekoa?
Pode, sim. Já aconteceu um caso até de uma senhora que veio aqui, ela tinha um dinheiro só para o bolo, né? E ela queria tomar um cafezinho junto, aí eu vi que ainda tinha na lousa um compartilhado, aí eu falei se ela quisesse tomar não teria problema, ela tomou o cafezinho e comeu o bolo.