Transcrição – Vídeo – 2015-2
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Desde 1997, o uso do cinto de segurança passou a ser obrigatório em todo o Brasil. Graças a essa lei, milhares de vidas foram salvas. Isso porque o cinto de segurança reduz o risco de morte, já que em casos de acidente, o corpo do passageiro é impedido de ser lançado para fora do carro. Márcio sabe bem disso.
“Tava” sentado no banco de trás, atrás do passageiro, e “tava” com cinto, conversando com eles enquanto um outro carro em alta velocidade bateu na gente, arremessando num carro em baixa velocidade que “tava” na nossa frente.
Eu não fui arremessado por conta do cinto, só bati o nariz, tive um sangramento, o nariz nem quebrou, graças a Deus, e nada aconteceu com os demais, porque todos os outros estavam com cinto.
É aqui no banco de trás que o uso do cinto de segurança é ainda mais importante. Isso porque no caso de uma batida, o passageiro que estiver na parte traseira pode ter o corpo projetado para a frente, esmagando o motorista ou a outra pessoa que estiver sentada ao lado.
O taxista Jony só liga a chave do carro se o passageiro estiver com o cinto de segurança.
Boa tarde.
Boa tarde.
Coloca o cinto, por favor ?
Para preservação da vida do passageiro, né é mais seguro para ele; qualquer impacto, qualquer acidente.
De acordo com a pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE, tem muita gente no país que não está seguindo os exemplos de Márcio e Jony.
O uso do cinto de segurança no banco da frente, ele pode evitar até 45% o risco de morte. O uso do cinto de segurança no banco de trás, ele pode evitar em até 75% o risco de morte.
O Ministério da Saúde vem desenvolvendo novas estratégias para conter acidentes e reduzir o número de mortes no trânsito.