Transcrição – Vídeo – 2016-1 Reaplicação
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Fios de algodão entrelaçados em cores do Cerrado.
Estas duas irmãs transformaram uma ideia simples em projeto avançado: produzir roupas que tenham a cara do Brasil para ser artigos de exportação, itens dignos de passarela.
Sônia e Sandra decidiram montar a própria empresa. O negócio deu certo e começou a ultrapassar as fronteiras do Brasil, elas já vendem para a América do Sul e querem chegar à Europa.
A empresa já nasceu com essa ideia de globalização, né? Porque nós já tínhamos, assim, uma ideia para onde nós gostaríamos de ir.
Então quando nós levamos o nosso produto lá para fora nós estamos levando o brasileiro.
Foi com o Exporta Fácil que elas atingiram o mercado internacional. O Exporta Fácil reduziu a papelada a um formulário encontrado na internet. Com o documento preenchido, basta ir a uma agência dos Correios, entregar a mercadoria e a nota fiscal, depois disso o caminho burocrático fica por conta do governo até a hora do embarque.
O programa foi criado há 11 anos para ajudar micro e pequenos empresários. É operado pelos correios, sob a orientação do Ministério das Comunicações. Os números comprovam o crescimento do programa nesses 11 anos, 12 mil empresários mandaram para fora do país cerca de oito mil tipos de produtos. O destino: 160 nações diferentes. Além de fortalecer a cultura exportadora entre micro e pequenos empresários, o programa atingiu também um outro objetivo.
O momento que você ajuda o micro e pequeno empresário a exportar, tá ajudando o país a receber divisas e, com isso, também ajuda o mercado interno que isso vai gerar mais emprego dentro do mercado porque vai ser necessário uma produção maior para estar enviando pro exterior.
Agora a experiência brasileira com as exportações por envios postais vai se transformar em modelo para o mundo todo. É que em maio, o Brasil e a União Postal Universal, agência das Nações Unidas para o assunto, vão assinar um documento que transforma o Exporta Fácil em referência. Técnicos do Ministério das Comunicações vão produzir um guia, um passo a passo completo com indicações técnicas sobre o Exporta Fácil para implantar o programa em qualquer outro lugar do mundo.
A ideia é usar a cadeia de operadores postais públicos para montar uma logística que facilite a inserção das pequenas empresas no comércio internacional. O Brasil, por meio desse projeto, dá um excelente exemplo de como atuar no cenário internacional de forma solidária, de forma exitosa, apoiando setores produtivos de outros países e promovendo uma política pública de inclusão.