Transcrição – Vídeo – 2017-2
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Florianópolis é a sétima cidade inteligente do Brasil, mas o que faz dela uma cidade inteligente? Ou melhor, o que é uma cidade inteligente?
Grupos da universidade partem desse conceito para pensar em uma cidade que une inovação, tecnologia e criatividade.
Cidades inteligentes são aquelas que usam a tecnologia para monitorar e integrar a infraestrutura do espaço, tornando o planejamento e o desenvolvimento urbano mais conectado e eficiente. Isso inclui áreas da administração, educação, assistência à saúde, segurança pública, edifícios e transporte, sempre buscando melhorar a qualidade de vida dos moradores e as condições de sustentabilidade.
Não só a tecnologia ela é muito importante ela não vai ser importante só na gestão, ela também vai ser uma facilitadora para que as pessoas consigam se informar sobre a sua cidade, sobre o que está acontecendo, como elas podem contribuir e também para dizer aquilo que elas acham que é importante e aquilo que elas gostariam que acontecesse ou de que forma elas gostariam que acontecesse.
As cidades consideradas mais inteligentes em 2016 foram São Paulo em primeiro lugar, Rio de Janeiro em segundo, Curitiba em terceiro, Brasília em quarto lugar e Belo Horizonte em quinto. O grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento vinculado à Universidade desenvolve trabalhos nas áreas de empreendedorismo e habitats de inovação com o seguinte propósito:
-Transformar o conhecimento que é desenvolvido dentro da academia tudo o que é feito, né em âmbito universitário para a sociedade para que esses atores que de alguma forma estão conectados com um grupo consigam entender o que a gente faz e que isso gere uma agregação de valor maior, né tanto para o governo quanto para outras universidades quanto para as empresas e a própria sociedade.
Um exemplo é o aplicativo PMSC Mobile utilizado pela polícia militar de Santa Catarina. A ferramenta gerencia em tempo real todas as atividades operacionais agilizando desde o recebimento das ocorrências até o término das operações.
O aplicativo permite que ele faça o seu relatório, que ele registre aquele atendimento, o que antes era feito efetivamente em formulário de papel. Eram até 11 formulários que poderiam ser utilizados para este registro de ocorrência e agora tudo isso é feito no tablet.
Então, é claro que a cidade ela é forte em inovação tecnológica agora o desafio é como trazer isso também para inovação social.