Transcrição – Áudio – 2018-1
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o áudio e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Série Especial Globo da Morte – os perigos do trânsito para os motociclistas.
– Telepizza Expressa, bom dia!
– Bom dia, eu queria pedir uma pizza grande e um refrigerante de dois litros.
– Pois não, são vinte reais mais cinco da taxa de entrega. O pedido vai chegar em 30 minutos ou você não precisa pagar.
– Ô Maicon tem uma entrega para você.
– Outra vez! Eu já dobrei hoje. Tô na entrega desde ontem à noite.
– Não, só mais essa, depois você pode ir para casa, tá?
– Tá bom, acredito
O trânsito está congestionado na Segunda Avenida porque houve um acidente fatal entre uma moto e um carro, mais informações ao longo da programação.
Há pouco mais de um ano, em julho de 2011, foi sancionada uma lei que partiu do Senado proibindo empresas que adotarem práticas que estimulem o aumento da velocidade dos motociclistas profissionais, entre elas dispensar o pagamento pelo consumidor, caso o produto ou serviço não fosse entregue dentro do prazo.
Muitas vezes o valor era descontado do salário do motoboy, o que pressionava os entregadores a correr. A jornada de trabalho dos motociclistas profissionais, no entanto, continua penosa, o que expõe a um risco maior de acidentes. O Diretor de Comunicação da ABRAMET, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, lista os principais problemas a que os motofretistas e mototaxistas estão sujeitos.
Está submetido aos riscos físico, onde abrange aí o ruído, a vibração, as variações térmicas, que vão causar problemas à saúde do indivíduo. Além disso, o risco químico, por ele estar submetido aí às poeiras, à fuligem, aos gases, também causadores de doenças e, além disso, o risco de acidente. Então, esse indivíduo ele é submetido a uma condição insalubre, penosa.
Entre os problemas está ainda a necessidade de agilidade. Mesmo com a proibição de ter descontado de seu salário o valor do pedido, os motociclistas muitas vezes aceleram para fazer mais corridas para aumentar o salário que tem nas taxas de entrega uma parcela significativa e muitos deles, incluindo mototaxistas, dobram a jornada conduzindo em condições de cansaço e estresse.
Outro agravante é a disputa com os carros, os profissionais carregam, além dos pedidos e dos passageiros, a imagem da culpa por toda a imprudência de motociclistas no trânsito.