Transcrição – Áudio – 2019-1
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode ouvir novamente o áudio e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras a sua lista de vocabulário.
Transcrição
Um projeto lançado nesta quinta-feira vai permitir aos visitantes do Jardim Botânico do Rio passeios por trilhas virtuais interativas com realidade aumentada e geolocalização dos principais pontos do parque.
A novidade será possível através do desenvolvimento de um aplicativo que deverá ficar pronto até junho do ano que vem.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Jardim Botânico, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo da inovação digital é permitir uma experiência que vá além da caminhada por lazer e contemplação, envolvendo os interessados por caminhos virtuais que abrangem não só o conhecimento botânico, mas toda a diversidade cultural e as diferentes utilizações das plantas como, por exemplo, na culinária e nos rituais religiosos.
O presidente do Jardim Botânico, Sérgio Besserman, afirmou que o público será presenteado com o aplicativo que vai ampliar a visitação e a experiência dentro do parque.
– Essa possibilidade de dar acesso ao conhecimento, mas não de uma forma “cartilhation”, didática e sim pelo próprio interesse individual é um presente maravilhoso. Imagina a criançada passeando, e se divertindo, e se emocionando com a beleza do Jardim e ao mesmo tempo com seu celular ou seu professor aprendendo.
Durante o lançamento do projeto Transformação Digital e Educação Ambiental do Rio foi assinado um termo de intenção para o convênio entre as instituições parceiras. Ainda de acordo com Besserman, a parte tecnológica do aplicativo será desenvolvida por uma empresa que ainda será contratada por meio de licitação.
O Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da capital fluminense, recebe cerca de 700 mil pessoas por ano.
Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
Lígia Souto