Transcrição – Vídeo – 2024-2
Agora que você já fez a tarefa anterior, pode assistir novamente ao vídeo e acompanhar com a transcrição abaixo. Aproveite para prestar atenção na pronúncia e escrita das palavras e adicionar novas palavras à sua lista de vocabulário.
Transcrição
Aprender conteúdos escolares, na prática, não é novidade na educação. Mas uma nova metodologia está mudando o jeito de ensinar crianças e adolescentes.
É o STEAM, uma sigla em inglês que contém as palavras ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes. O método ajuda os estudantes a entenderem melhor cada disciplina e interligá-las com a vida real.
Garrafas PET, palitos de sorvete, cola, detergente, uma banana, uma batata. Eis a matéria-prima de um novo método de ensino que junta as ciências exatas e humanas. A ideia é estimular o aluno a querer descobrir coisas e ir em busca das próprias respostas.
Perceber que se eu souber trabalhar com ciência, tecnologia, engenharia, matemática e principalmente essas coisas integradas, eu vou conseguir fazer parte do mundo. Porque se eu não trabalhar com a teoria e a prática ao mesmo tempo, eu não vou aprender de verdade.
Nesta escola estadual de Santo André, na Grande São Paulo, o ensino médio é integral. E boa parte do tempo, os alunos gastam fazendo projetos, como o destes foguetes.
Ele sobe com a força do ar, com a pressão do ar, então quando ele fizer muita pressão aqui dentro, que vai começar a inchar, quando ele soltar, ela vai subir com a pressão do ar que está aqui dentro.
Quando eles chegam aqui e trazem o que aprenderam na sala de aula para o laboratório e vê funcionando, eles começam a sentir muito mais fácil que o conhecimento foi adquirido.
Para muitos alunos, o novo jeito de aprender faz diferença nas notas e na vida. Eu conseguia entender coisas que na outra escola eu não entendia muito bem, porque lá não tinha prática, mas aqui como tem, eu consigo aumentar mais o conhecimento dessas partes.
Mas para que toda essa mudança aconteça, os professores precisam estar estimulados e preparados, porque ainda são eles que conduzem os alunos nesse novo jeito de aprender.
Não tem mais como ficar só na lousa e giz, a parte de laboratório marca, e ela precisa tanto para biologia, quanto física, matemática, precisa ter a prática.